dieta-cetogenica


Dieta cetogênica: mitos verdades, como fazer, quando fazer, quem deve fazer, qual a relação da dieta cetogênica com o emagrecimento e com doenças auto imunes, vamos falar um pouco sobre isso. 



Antes de começar só queria chamar sua atenção para o que é a dieta cetogênica ou como eu prefiro me referir a estratégia cetogênica.


A dieta cetogênica nada mais é do que as refeições que organizamos ao longo do dia para nosso corpo produzir corpos cetônicos e usar os corpos cetônicos como fonte energética.



Tem gente que passa a vida inteira sem nunca produzir corpos cetônicos, vou dar um exemplo, você faz uma refeição que tenha um pão manteiga, leite e achocolatado, o que tem nessa refeição? Muito açúcar, pouca gordura boa, pouca  proteína boa, e isso é ruim.




Caso você faça por exemplo essa refeição,  a concentração de carboidrato não permite que os corpos cetônicos sejam produzidos. 



Com que se produz isso? Quando a gente coloca uma carga glicêmica muito baixa e não nos resta uma alternativa que não a produção de corpos cetônicos, assim funciona a dieta cetogênica.


É importante chamar a atenção então, que o que gerencia a dieta cetogênica não é o excesso de proteína, não é o excesso de gordura, mas sim a carga glicêmica, então pra ficar claro que gerencia a dieta cetogênica é a carga glicêmica,  é isso com que a gente vai se preocupar. 



Qual é o grande erro ou qual o grande mito? É que dieta cetogênica pode causar cetoacidose ou algo parecido com cetoacidose diabética ou seja produz muitos corpos cetônicos esses corpos cetônicos no sangue poderiam causar uma série de efeitos deletérios principalmente neurológicos.



Um grande mito! Pois na verdade em uma dieta cetogênica bem feita isso não vai acontecer, porque a quantidade de corpos cetônicos produzidos vai ser muito baixo, vai ser baixo no sentido de não proporcionar uma certa acidose, isso eu estou dizendo em indivíduos saudáveis, isso não vai acontecer!



O que acontece são excessos! As pessoas confundem dieta cetogênica  com dieta da proteína, com o excesso de gordura saturada, com o excesso de fonte animal ou excesso de embutido, esse tipo de coisas.



É muito comum a gente pegar uma postagem por exemplo e a pessoa dizendo estou fazendo dieta cetogênica, e no prato ter salsicha, bacon, ovos, queijo e mais um pouquinho de vegetais,  isso é muito comum de se ver, mas não é isso, dieta cetogênica não é assim! 



Eu poderia fazer uma dieta cetogênica em que meu prato tivesse queijo, shitake e ovos, isso o que a gente sempre tem que pensar, porque a carga glicêmica dessa mistura é baixa, então toda vez que a carga glicêmica for baixa a gente consegue proporcionar a produção de corpos cetônicos no nosso organismo.



E que é importante a gente chamar a atenção, para que a gente faz  a dieta cetogenica? Simples, para produzir corpos cetônicos, mas não é só a dieta cetogenica que faz isso, até mesmo o jejum intermitente produz corpos cetônicos.

 


O que é importante a gente chamar a atenção também, é que quando a gente começa a fazer o dieta cetogênica existe um tempo de ceto adaptação, o que significa isso? É um tempo para a gente se adaptar à dieta cetogênica.



Por exemplo, suponhamos que eu passei 40 anos da minha vida e tendo uma alimentação convencional, o que se faz no ocidente, pão, macarrão arroz, feijão e toda aquela coisa em excesso, 70 a 80% da alimentação na forma de carboidratos.



Se eu faço a dieta cetogênica hoje e nunca tinha feito na vida, o que vai acontecer, meu corpo vai sim produzir corpos cetônicos, esses corpos cetônicos vão para o sangue mas não é suficiente.

 


Eu preciso de transportadores de corpos cetônicos, preciso que esses corpos cetônicos cheguem até onde tem que chegar, eles tem que chegar até a célula para fornecer energia. 



Dieta cetogênica como é no inicio?

O que  acontece no início é que  nosso DNA não expressa direito ainda os transportadores de corpos cetônicos, porque nunca precisou, é demanda! O nosso corpo funciona sob demanda, o que eu ingerir o meu corpo vai tentar processar sendo bom ou ruim. 



Por isso eu sempre chamo atenção, começou a fazer dieta cetogênica, tenha paciência porque às vezes o primeiro dia da dor de cabeça e irritação, da falta de energia e queda de ânimo, é bem complicado mais é assim mesmo.



Porque imagina se produziram um uma fonte energética que o corpo não tá conseguindo usar é como estivesse na missão e aí tem todos os sintomas à medida que vai repetindo faz hoje faz amanhã a faz depois de amanhã tem gente que demora um pouco mais a gente vai entrando em certa adaptação 


O nosso corpo vai se adaptando a produzir os transportadores de corpos cetônicos, e esses corpos cetônicos chegam onde tem que chegar, principalmente cérebro e aí começa a fazer a função de nutrição daquelas células e de fornecimento energético. 



Aí sim a gordura passa a ser uma energia nobre, então digo a vocês que a gordura é energia nobre sim! Mas para quem está ceto adaptado, para quem ainda não está adaptado a gordura não consegue desempenhar sua função energética da forma com que seria preciso, então é preciso transportadores cetônicos. 



Outra coisa que eu falo para vocês é usar óleos de fontes vegetais, isso é muito fácil qualquer um pode fazer eu tenho os meus preferidos: óleo de abacate, óleo de gergelim e obviamente óleo de abóbora.



E como que a gente usa isso, é simples, por exemplo, após acordar e tomar uma colher de sobremesa de óleo de semente de abóbora, tem uma quantidade de compostos bioativos muito alto.



É no entanto que ele tem uma cor verde musgo, aquela cor é devido à quantidade de fitoquímicos que têm nele, ele é extra  puro muito bom, ele é extra saturado e muito mono saturado. e isso é muito importante durante dieta cetogênica.



 A gente pode por exemplo antes do almoço tomar uma colher de sobremesa de óleo de gergelim, eu gosto demais de óleo de gergelim a quantidade de fitoesteróis nele é bem interessante, bem grande!



10 minutos antes do jantar, posso tomar uma colher de sopa de óleo de abacate, então eu tomei três óleos, semente de abóbora, óleo de gergelim e óleo de abacate, mais suplementação com ômega 3 tá vendo quanto às fontes lipídicas a gente pode usar. 




Está vendo o quanto é simples fazer isso é 3 azeites, 4 azeites em casa simples assim, há mas eu não tenho nada disso! Pode ser uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem de boa qualidade sem problemas.



Mas é bom a gente variar os óleos, isso varia as concentrações de compostos bioativos alguns têm mais hidroxitirosol que outros que é um importante antioxidante e assim por diante. 



Outra coisa que eu faço também demais na dieta cetogênica é a suplementação de vitamina D na verdade eu faço em todas as estratégias mas eu não posso deixar de falar isso aqui.



Não tem complicação nenhuma em fazer dieta cetogênica, não tem invencionice, o que a gente precisa fazer é combinar as refeições e se atentar à carga glicêmica. 



Dieta cetogênica pode usar óleo de coco?


Muita gente me pergunta se pode usar o óleo de coco, pode usar sim! Mas não é uma quantidade muito grande, não se esqueçam que o óleo de coco tem muita gordura saturada.

Dá pra usar, óleo de coco excelente, mas como o veículo de condução de calor, não precisa ficar suplementando óleo coco.



Diferente de usar o C8, o que é o C8? É uma solução onde se  tem só ácidos graxos de 8 carbonos. 



Qual o benefício disso? Muitas pessoas têm dificuldade de jogar gordura para dentro da célula conforme eu falei pra vocês, e esse C8 ele passa pela membrana celular sem transportador de membrana.



Então ele fornece energia muito rapidamente, é uma forma rápida dessa gordura entrar de fornecer energia e de suprir as necessidades do indivíduo. 


Então às vezes no início da dieta cetogênica a gente pode usar uma ou duas colheres de C8, que é a mistura de ácido graxo de 8 carbonos como fonte energética. 



Viram que não tem dificuldade né, é bem diferente do que se pratica em muitos e muitos lugares por aí, a dieta cetogênica não é um bicho de sete cabeças mas também não é milagrosa.




E porque muita gente perde peso com  a dieta cetogênica,  porque controla a carga glicêmica, se ingere menos carboidratos de alto índice glicêmico tem menos estímulo insulinêmico.



E esse esse menor estímulo  insulinêmico que controla os picos de glicose, significa menos produção de gordura então tem uma menor produção de gordura têm um menor estímulo de enzimas lipogênicas e fatores que vão fazer com que a gente produza gordura então por isso que muita gente perde peso e muita gente usa dieta cetogênica como estratégia de perda de gordura corporal. 








Leia também:


Pesquisa relacionada ignore:

  • dieta cetogênica cardápio semanal simples
  • cetogenica cardapio
  • cardápio dieta cetogênica
  • dieta cetogênica alimentos permitidos pdf
  • dieta cetogenica emagrece
  • cardápio cetogênico
  • cardápio da dieta cetogênica